Piso Engenheirado Curitiba

Você já ouviu falar de piso de madeira estruturado, ou piso pronto de madeira engenheirado?

Não? Então vamos entender o que são esses tipos de piso de madeira e quais as vantagens que eles apresentam.

Primeiramente, são pisos de madeira, lógico. Porém, não de madeira maciça.

O charme e a elegância do piso de madeira continuam conquistando inúmeras pessoas. Os pisos de madeiras são amplamente utilizados em quartos e áreas sociais. Oriundos de madeira nobre os pisos de madeira natural maciça apresentam um alto investimento para ser instalado.

Além disso o processo de instalação do piso maciço é demorado em função da necessidade de lixamento, impermeabilização e aplicação de resina ou verniz, que precisa ser realizado após a instalação do piso de madeira maciça na obra e do tempo necessário entre essas etapas.

A indústria de pisos vem buscando, ao longo dos anos, desenvolver novos produtos que possam aproveitar melhor a própria madeira , facilitar e agilizar o processo de instalação e ainda garantir a qualidade e a beleza que cada peça de madeira individualmente possui.

Um dos primeiros avanços foi o surgimento do piso pronto de madeira maciça, que possibilita uma rápida instalação de piso maciço a partir de peças padronizadas e finalizadas na indústria. Entenda mais no post sobre piso pronto de madeira maciça.

O outro tipo de piso é o piso engenheirado ou estruturado . Constitui-se de um piso de madeira maciça nobre na parte superior mas com melhorias na engenharia interna do produto. Ou seja, a camada inferior é constituída por uma estrutura de camadas intermediárias de chapas de madeira compensada, distribuídas transversalmente, o que torna a peça do piso mais estável.

Com o uso dessas duas estruturas de matérias primas diferentes tem-se uma grande economia no uso de madeira nobre, sem nenhuma perda para a beleza do piso e, com ganho na estrutura da peça, pois a base elaborada a partir das camadas de madeira compensada e outros tipos de madeira se torna menos suscetível a empenamento e outras intempéries, devido ao seu processo de industrialização.

O piso pronto de madeira é constituído, portanto, de lâminas de maneira natural com espessuras variadas, que são montadas sobre estruturas de madeiras formadas por MDF, aglomerados ou mesmo peças de madeira natural menores, que talvez seriam desperdiçadas.

A lâmina de madeira constitui a última camada do piso pronto. É obtida de madeira nobre, das mesmas madeiras utilizadas para os pisos maciços, garantindo a exclusividade e a beleza de cada peça do piso.

Como a lâmina de madeira apresenta uma espessura menor que a madeira maciça, oferece também uma variedade adicional de madeiras nobres que podem ser utilizadas, justamente em função de terem o seu uso recomendado em espessuras menores, o que em alguns casos, inviabiliza a instalação de piso de madeira maciça.

A forma de produção do piso pronto faz com que ele seja um produto mais resistente que o laminado. Em relação a possibilidade de risco ou abrasão o piso pronto de madeira é mais resistente, inclusive, que o piso de assoalho (piso maciço).

Uma das principais vantagens do piso pronto é que as peças já vêm envernizadas e protegidas. Com isso o processo de instalação é bem mais rápido e o ambiente pode ser utilizado a partir do dia em que o piso pronto for instalado. Processo bem diferente dos ambientes que instalam piso maciço (assoalho) parquet ou taco.

O processo de acabamento das peças do piso de madeira pronto, também varia de fornecedor para fornecedor em função do tamanho e tipo das peças de piso pronto. No entanto, cada peça de piso pronto recebe entre 6 a 10 camadas de verniz com óxido de alumínio.

Piso engenheirado Curitiba